TROÇAS MISTAS – CARNAVAL PERNAMBUCANO

Publicado: 08/02/2018 em cultura
Tags:, ,

As Troças Mistas assemelham-se aos Clubes de Frevo. Saem pela manhã ou à tarde apresentando-se nas ruas do centro ou do subúrbio recifense. Nas comunidades em que se originam, arrebatam homens, mulheres, crianças e idosos. O improviso, a descontração e a irreverência são a tônica no desfile dessas agremiações.

TROÇA 7

A palavra “troça” vem do verbo “troçar” que significa “ridicularizar”, “escarnecer”, “zombar de”. Palavras que traduzem o verdadeiro espírito da brincadeira. O surgimento de uma troça está quase sempre ligado a uma história pitoresca, ou a uma brincadeira entre amigos.

MENINO DA TARDEA MULHER DO DIA

O termo “mista” no nome da troça indica que ela é composta por homens e mulheres. Apesar de raras, algumas troças não mistas ainda se apresentam, como é o caso da Troça Carnavalesca Ceroula de Olinda, que no seu cordão não é permitida a entrada de mulheres, mas apenas de maneira figurativa.

TROÇA 3

A organização de uma troça no momento de sua apresentação obedece à seguinte sequência: a diretoria, seguindo-se de balizas ladeadas por cordões, figuras de frente, passistas, fantasias de destaques, porta-estandarte e uma orquestra de metais, que encerra o desfile.

De maneira geral as troças são caracterizadas pela simplicidade. Porém, temos a presença de alguns grupos tradicionais que trazem grandes orquestras, alas rigorosamente organizadas, temas, destaques grandiosos e são tão luxuosas quanto os Clubes de Frevo (noturnos), tornando-se o horário do desfile quase uma determinante para a sua designação.

Muitas troças desfilam no Carnaval do Recife, participam do Concurso de Agremiações Carnavalescas e outras se apresentam apenas em suas comunidades.

200px-Bacalhau1CEROULA

As Troças são divididas, pela Federação Carnavalesca Pernambucana em primeira, segunda e terceira categorias, havendo outras que, por não estarem filiadas, não pertencem a quaisquer divisões. São a alegria dos subúrbios, chamadas por vezes de “levanta poeira”. Alegram o carnaval de rua, durante o dia, e, por vezes, se apresentam com mais luxo e melhores orquestras, que os próprios clubes carnavalescos.

TROÇA 6

Estas são algumas das Troças Carnavalescas em atividade nos festejos de carnaval de Pernambuco:

A MULHER DO DIA – fundada em 1967

BACALHAU DO BATATA – fundada em 1965

BATUTAS DE ÁGUA FRIA – fundada em 1940

CACHORRO DO HOMEM DO MIÚDO – fundada em 1910

CAMISA VELHA – fundada em 1922

CARIRI OLINDENSE – fundada em 1921

CEROULA DE OLINDA – fundada em 1962

DESTEMIDOS DE CAMPO GRANDE – fundada em 1921

ELEFANTE DE OLINDA – fundada em 1950

FORMIGA SABE QUE ROÇA COME – fundada em 1957

MENINO DA TARDE – fundada em 1975

MULHER NA VARA – fundada em 1915

OS IRRESPONSÁVEIS – fundada em 1983

PITOMBEIRA DOS QUATRO CANTOS – fundada em 1940

TARADOS DA SÉ – fundada em 1987

Deixe um comentário