20/out – Dia Nacional do Poeta

Publicado: 20/10/2020 em MENSAGENS

Esta data celebra o profissional, que pode (e deve) ser reconhecido como um artista escritor, que usa de sua criatividade, imaginação e sensibilidade para escrever, em versos, as poesias que faz.

O principal propósito desta data é incentivar a leitura, escrita e publicação de obras poéticas nacionais.

Há séculos as pessoas se emocionam, riem e choram com essas belas produções artísticas, consideradas como uma das Sete Artes Tradicionais.

A poesia, ou gênero lírico, ou lírica é uma das sete artes tradicionais, uma forma de linguagem. A poesia é uma linguagem verbal criativa. Uma arte de escrever em versos. Uma forma de se expressar e transmitir sentimentos, emoções e pensamentos.

Origem do Dia do Poeta

O Dia Nacional do Poeta é comemorado a nível extraoficial, ou seja, não há uma lei que oficialize o 20 de outubro como Dia do Poeta no país.

Mas, a data foi escolhida por uma razão bastante especial para os poetas brasileiros. No dia 20 de outubro de 1976, em São Paulo, surgia o Movimento Poético Nacional, na casa do jornalista, romancista, advogado e pintor brasileiro Paulo Menotti Del Picchia.

Menotti Del Picchia foi um grande opositor da estética modernista. Em 1943, foi eleito para a cadeira nº 28 da Academia Brasileira de Letras, tendo sido suas principais obras Juca Mulato (1917) e Salomé (1940). Um livro seu de elevada popularidade é Máscaras (1920), pela sua nota lírica. Presidiu a Associação dos Escritores Brasileiros, seção de São Paulo. Foi agraciado com o título de “Intelectual do Ano“, em 1968, e aclamado “Príncipe dos Poetas Brasileiros“, em 1982.

Muito embora o  MPN considere o   20 de  outubro uma data de  comemoração  nacional,  não existe  nenhuma lei  federal  que  a  respalde. Na capital paulista, sede do Movimento, a Lei nº 8.630 de 1º de outubro de 1977 institui o 20 de outubro como o Dia da Poesia em São Paulo. Também no estado do Rio de Janeiro, há uma lei semelhante datada de 1978.

Na década de 1970, houve uma tentativa frustrada de oficializar o 20 de outubro como data nacional. O Projeto de Lei 3969/77, de autoria do deputado Gioia Jr – Arena foi arquivado em 24 de novembro de 1980, mesmo com o parecer favorável, na época, dos então senadores Franco Montoro e Pedro Simon.

Por outro lado, ainda temos a data de 14 de março que é considerado o Dia Nacional da Poesia, em homenagem a Antônio Frederico de Castro Alves, nascido em 1847.  O poeta foi um dos maiores nomes do Romantismo brasileiro e uma das  principais  vozes a favor da abolição da escravatura.  Na verdade, existem outras datas  em  que a  poesia  é  celebrada e, no  Brasil, existe  uma grande  polêmica  sobre isso: o  dia 14 de  março  nunca  foi  oficializado! O Projeto de Lei 3308, de 6 de maio de 1977,  que propunha a data, foi arquivado dez anos depois!

Desde 2015, o Dia Nacional da Poesia é comemorado em 31 de outubro, aniversário do escritor mineiro Carlos Drummond de Andrade, um dos principais nomes da literatura brasileira, nascido no dia 31 de outubro. O projeto de lei aprovado e sancionado que mudou a data, que antes era em 14 de março, em homenagem a Castro Alves, foi de iniciativa parlamentar do Senador paranaense, Álvaro Dias.

Drummond de Andrade ficou conhecido por ser um dos principais nomes da Segunda Geração do Modernismo brasileiro. A data, além de homenagear os poetas em geral, também serve para lembrar da riqueza e importância cultural que a arte poética representa.

Existe, ainda, o Dia  Mundial da Poesia: 21 de  março. A data foi criada em 16 de novembro de 1999,  durante a  30ª  Conferência  Geral da  UNESCO –  Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, para homenagear a poesia, promover a diversidade das línguas e intensificar os intercâmbios entre culturas.

Palavras, frases, rimas, emoções e sentimentos. É nesse conjunto de tantos elementos que um poeta se encontra. Transformar ideias e sensações em texto é o principal feito do seu trabalho. A data é apenas uma entre tantas que marcam as homenagens ao gênero e aos seus criadores. Não se tem, ao certo, o registro do primeiro poeta, mas sabe-se que eles existem desde a antiguidade e dos mais variados lugares do mundo.

A literatura brasileira reúne diversos poetas e poetisas que tiveram grande destaque não somente no Brasil, mas no mundo.

Confira abaixo uma lista dos maiores poetas brasileiros modernos e contemporâneos.

Carlos Drummond de Andrade – Destaque da segunda geração modernista, Carlos Drummond de Andrade é considerado um dos maiores poetas brasileiros do século XX. Mineiro, nasceu em 1902 e morreu em 1987. O artista também ficou conhecido por suas crônicas e contos.

 Clarice Lispector (1920 – 1977) – Poetisa modernista, Clarice nasceu na Ucrânia, porém foi naturalizada brasileira. Grande destaque da terceira geração modernista, ela é considerada uma das maiores escritoras do Brasil. Além de poesias, escreveu romances, contos e obras de literatura infantil.

Adélia Prado (1935) – Poetisa mineira, Adélia é uma escritora da literatura brasileira contemporânea. Além de poesias, escreveu romances e contos onde explora, em grande parte, o tema da mulher.

Cora Coralina (1889-1985) – Poetisa brasileira nascida em Goiás, Cora é conhecida como a “escritora das coisas simples”. Além de poemas, ela escreveu contos e obras de literatura infantil. Sua poesia tem como grande característica os temas cotidianos.

Hilda Hilst (1930-2004) – Poetisa brasileira nascida em Jaú, no interior de São Paulo. Hilda é considerada uma das maiores escritoras do século XX do Brasil. Além de poesias, ela escreveu crônicas e obras de dramaturgia.

Cecília Meireles (1901-1964) – Poetisa brasileira carioca, Cecília é uma das primeiras mulheres a ter grande destaque na literatura brasileira. Foi escritora da segunda fase do modernismo no Brasil. Suas poesias apresentam caráter intimista com forte influência da psicanálise e da temática social.

Manuel Bandeira (1886-1968) – Poeta brasileiro pernambucano, Manuel teve grande destaque na primeira fase do modernismo no Brasil. Além de poesia, escreveu também obras em prosa. Com grande lirismo, sua obra versa sobre temas do cotidiano e da melancolia.

Manoel de Barros (1916-2014) – Considerado um dos maiores poetas brasileiros, Manuel de Barros nasceu no Mato Grosso. Foi grande destaque na terceira fase do modernismo no Brasil, chamada “Geração de 45”. Em sua obra focou nos temas do cotidiano e da natureza.

Ferreira Gullar (1930-2016) – Poeta brasileiro contemporâneo e precursor do movimento neoconcreto, Gullar nasceu em São Luís do Maranhão. É considerado um dos maiores escritores brasileiros do século XX, dono de uma obra social, radical e engajada.

Vinicius de Moraes (1913-1980) – Poeta e compositor brasileiro carioca, Vinicius foi um dos precursores da bossa nova no Brasil. Teve grande destaque na poesia de 30 na segunda fase do modernismo no Brasil. Seus poemas têm como temática o amor e o erotismo.

Mario Quintana (1906-1994) – Poeta brasileiro nascido no Rio Grande Sul, Mario é conhecido por ser o “poeta das coisas simples”. Considerado um dos maiores poetas brasileiros do século XX, teve grande destaque na segunda fase do modernismo no Brasil. Sua obra poética explora temas como o amor, o tempo e a natureza.

João Cabral de Melo Neto (1920-1999) – Poeta moderno nascido em Pernambuco, João Cabral ficou conhe – cido como o “poeta engenheiro”. Foi grande destaque da terceira geração modernista no Brasil e além de poesia, ele escreveu obras em prosa.

Ariano Suassuna (1927-2014) – Poeta brasileiro paraibano, Suassuna foi idealizador do movimento armorial com foco na valorização das artes populares. Teve destaque na literatura de cordel e além de poesia, escreveu romances, ensaios e obras de dramaturgia.

Jorge de Lima (1893-1953) – Poeta brasileiro modernismo nascido em Alagoas, Jorge de Lima ficou conhecido como “príncipe dos poetas alagoanos”. Grande destaque da segunda geração modernista no Brasil, além de poemas, ele escreveu romances, peças de teatro e ensaios.

Curiosidades sobre o Dia da Poesia

Antigamente, a poesia era cantada e acompanhada pela lira, um instrumento musical típico da Grécia. Por isso, a poesia é classificada como pertencente ao gênero lírico da literatura.

Os poetas ainda celebram o 31 de outubro como o Dia Nacional da Poesia, oficializado através da lei 13.131, de 3 de janeiro de 2015. A escolha desta data é uma homenagem ao nascimento do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, que pertenceu à segunda geração do modernismo no Brasil e sua poesia reflete temas do cotidiano, como a vida urbana, o amor, a solidão, as relações humanas e outros assunto que se mantém atuais. .

Antes da criação da lei que oficializa o Dia Nacional da Poesia em 31 de outubro, esta era celebrada em 14 de março, em caráter não-oficial.

A escolha desta data era uma homenagem ao poeta brasileiro do romantismo Castro Alves, que nasceu em 14 de março de 1847.

Ainda existe o Dia Mundial da Poesia, em 21 de março, que celebra a nível internacional este gênero artístico. Esta data foi criada durante a XXX Conferência Geral da UNESCO, em 16 de novembro de 1999.

Deixe um comentário