DITOS POPULARES: “PENSANDO NA MORTE DA BEZERRAA”.

Publicado: 14/10/2022 em cultura

Creio que muita gente já ouviu alguém perguntar para uma pessoa

distraída se ela está “pensando na morte da bezerra”.

Quando alguém diz que está pensando na morte da bezerra, basicamente está afirmando que está pensativo ou distraído. Nesse sentido, há ainda uma conotação de estar alheio à realidade, sem reação ou sem envolvimento. Portanto, é comum ver alguém dizendo que pessoas em devaneio ou até viajando na maionese está pensando na morte da bezerra.

No geral, essa expressão é um ditado popular muito comum no Brasil. Curiosamente, também se utiliza com esse mesmo sentido em Portugal. Entretanto, quando o assunto são expressões populares, diversas origens possíveis e teorias buscam explicar o surgimento e sua popularização.

Por outro lado, o significado permanece o mesmo até quando há tradução para o inglês. Desse modo, para se dizer que alguém está pensando na morte da bezerra nesse idioma, utiliza-se da expressão “be miles away”. Em uma tradução literal, seria como dizer que alguém está a milhas de distância, pois seu pensamento está bem longe.

Sendo assim, esse ditado também é sinônimo de outras expressões, como dizer que alguém está pensando com seus botões ou até andando nas nuvens. No entanto, precisa-se levar em consideração o contexto em que se utiliza essas frases, porque sempre implica em significados diferentes. Apesar disso, a semelhança parte da distração e distância da realidade.

A origem deste ditado é bíblica. O bezerro era adorado pelos hebreus quando se afastavam de sua religião e. em outras ocasiões, sacrificados a Deus num altar.

Conta-se que o filho caçula do Rei Absalão (terceiro filho do rei Davi) era muito afeiçoado a uma pequena bezerra, e não queria que ela fosse sacrificada. Contrariando o desejo do filho, o rei a sacrificou e a ofereceu a Deus.

Após o rito ter ocorrido, o jovem passou dias em sofrimento, pensando apenas na morte de seu querido animal, amargando tristeza por toda sua vida. Passados alguns meses, o garoto também faleceu.

Lenda urbana portuguesa

Por outro lado, uma versão igualmente popular afirma a origem em Portugal. Ademais, vale lembrar que na região também se usa a expressão pensando na morte da bezerra. Ainda que não se saiba ao certo quando aconteceram esses eventos, é comum afirmar que se passou durante a Idade Média.

Basicamente, a lenda urbana diz que existiu na cidade de Porto um temível criminoso chamado Bezerra, responsável pelos crimes mais hediondos da história da cidade. Desde estupros violentos até assassinatos durante brigas de bar, Bezerra era o responsável por toda a insegurança na grande cidade de Porto.

Portanto, fez incontáveis vítimas e criou todo tipo de situação deplorável para os moradores. Como consequência, os comércios sofreram grandes perdas e as famílias tiveram mais órfãos e viúvas como nunca. Porque era tão horrível, nem mesmo o rei e as autoridades de segurança conseguiam parar a crueldade de Bezerra.

 Eventualmente, os civis decidiram fazer justiça com as próprias mãos e mataram-no tão violentamente quanto ele matou suas vítimas. Sendo assim, alguns dizem que os moradores o espancaram até a morte durante vários quilômetros, declarando seu falecimento em toda cidade. Em contrapartida, há versões envolvendo afogamento e até torturas durante vários dias.

Apesar disso, porque sua morte também foi violenta quanto sua vida, convencionou-se dizer que alguém pensativo estava pensando na morte do Bezerra. Além disso, a origem da expressão nessa lenda urbana parte da lição que se criou aos outros criminosos com o tratamento dado ao homem.

Independente de ser fábula ou fato verídico, o conto se espalhou por todo o mundo e acabou que o sofrimento daquele jovem rapaz originou a expressão que sua mãe diz quando quer atrair sua atenção quando você parece triste: “tá pensando na morte da bezerra?”

Deixe um comentário