26/set – DIA DE SÃO COSME E DAMIÃO

Publicado: 26/09/2020 em MENSAGENS

Na Igreja Católica sua festa é celebrada no dia 26 de setembro, de acordo com o atual Calendário Litúrgico Romano do Rito Ordinário, e no dia 27 de setembro, pelo Calendário Litúrgico Romano do Rito Extraordinário. Na Igreja Ortodoxa são celebrados no dia 1 de novembro e também em 1 de julho pelos ortodoxos gregos. Nas religiões afro-brasileiras, onde são sincretizados como entidades infantis, também são festejados em 27 de setembro.

Os gêmeos nasceram em Egeia (agora Ayas, no Golfo do İskenderun, Cilícia, Ásia Menor), e tinham outros três irmãos. O pai foi mártir durante a perseguição dos cristãos na era de Diocleciano. Cosme e Damião eram médicos que curavam os enfermos não só com seu saber mas através de milagres propiciados por suas orações. Seus nomes verdadeiros eram Acta e Passio. Sua mãe se chamava Teodata, e também é venerada como santa pelos ortodoxos.

COSME, DOUM E DAMIÃO

Os gêmeos praticavam a medicina em Egeia e alcançaram, por isso, grande reputação. Não aceitavam nenhum pagamento por seus serviços e foram por isso chamados de anargiras (em grego antigo: Ανάργυροι anargyroi – avessos ao dinheiro). Dessa forma, eles trouxeram muitos novos adeptos para a fé cristã. Quando a perseguição de Diocleciano começou, o prefeito Lísias mandou prender Cosme e Damião e ordenou-lhes que se retratassem. Eles se mantiveram constantes sob tortura e, segundo a lenda, não sofriam nenhum ferimento por água, fogo, ar, nem mesmo na cruz, até que foram decapitados por uma espada. Seus três irmãos, Antimo, Leôncio e Euprepio também morreram como mártires com eles. A execução ocorreu em 27 setembro, provavelmente entre 287[5]/303 d.C..

Mais tarde, surgiu uma série de relatos fabulosos sobre os gêmeos ligadas em parte às suas relíquias. Os restos mortais dos mártires estavam enterrados na cidade de Ciro, na Síria; o imperador Justiniano I (527-565) suntuosamente restaurou a cidade em sua honra, depois de ter sido curado de uma doença perigosa por intercessão de Cosme e Damião. Justiniano reconstruiu e decorou a igreja dos mártires em Constantinopla, que veio a se tornar um lugar famoso de peregrinação. Em Roma, o Papa Félix IV (526-530) edificou uma igreja em sua honra.

A Igreja grega celebra a festa dos santos Cosme e Damião em 1 de Julho, 17 de Outubro e 1 de Novembro e venera três pares de santos com o mesmo nome e profissão. Cosme e Damião são considerados os patronos dos médicos e cirurgiões e por vezes são representados por emblemas médicos. Eles são invocados no Cânon da Missa e na Ladainha de Todos os Santos.

No processo de sincretismo religioso, os africanos escravizados utilizavam imagens dos santos católicos Cosme e Damião para cultuar, de forma disfarçada, os orixás gêmeos Ibeji, representados como duas crianças. Por isso, no dia dos santos, os terreiros celebram a alegria e a inocência das crianças.

“Os devotos desses santos, ao fazerem os pedidos e cumprirem os mesmos, distribuíam doces para sociedade como forma de agradecimento e assim a tradição permanece até hoje”.

O Brasil é um país de muito sincretismo religioso, ou seja muitas devoções são fusões de várias doutrinas.

Na tradição católica, Cosme e Damião foram dois médicos gêmeos que viveram na região conhecida como Ásia Menor entre os séculos III e IV da nossa era. Eles eram caridosos e faziam milagres curando pessoas e animais sem cobrar nada em troca. Por causa da fé cristã, foram degolados por ordem do imperador romano Diocleciano.

Os santos também são celebrados por religiões de matrizes africanas, como candomblé, umbanda, batuque e xangô do nordeste. Nessas religiões eles são associados aos ibejis, orixás gêmeos, amigos das crianças e que são conhecidos por trazer bem-estar, desfazer feitiços e curar enfermidades. Os ibejis gostam de doces, e é em homenagem a eles que em alguns lugares do Brasil se distribui saquinhos com balas, pirulitos e outras guloseimas às crianças.

Geralmente os devotos comemoram com distribuição de balas e refrigerantes em centros de religiões africanas e em muitos lares no Brasil. No Dia 27 de setembro temos na verdade três santos: Cosme, Damião e Doum.

São muitos os pedidos para Cosme e Damião. Trabalho, Saúde, Proteção. Milagres.

Oração de São Cosme e Damião para pedir benção e proteção

“São Cosme e Damião, vós que dedicares as vossas vidas e o vosso tempo à cura do corpo e da alma. Vós que trabalhastes pelo próximo sem exigir nada em troca, além de sua gratidão. Peço-vos que iluminem aos médicos, enfermeiros e farmacêuticos, para que tenham a luz do vosso amor em seus corações e para que trabalhem no amor de Deus pelas enfermidades do homem. Que vosso amor ilumine a todos o s corações, para que todos os homens trabalhem em função de sua fé. Que vossa inocência e vossa simplicidade protejam sempre a todas as crianças deste mundo. Que sua humildade e sua tranquilidade sempre acompanhe-as e que repouse o seu doce amor e seus pequenos corações. Eu lhes peço ainda, São Cosme e Damião que a sua proteção guie o meu coração. Que conserve-o sincero e paciente, para que eu saiba ajudar, espalhar o meu amor e auxiliar no zelo pelo futuro das nossas crianças. São Cosme e Damião rogai por mim, por nós e pelos pequeninos”.

Oração para Alcançar uma Graça

São Cosme e Damião, verdadeiros amigos dos amigos, verdadeiros ajudantes de quem precisa de ajuda, recorro a vocês com todas as minhas forças para pedir auxílio para alcançar uma verdadeira e difícil graça. Peço-vos, com todo o meu amor, com todo o meu carinho e com todas as minhas humildes forças para que me ajudes com os vossos eternos poderes de santos. Apenas vos peço (dizer aqui qual a sua graça). Ajuda-me com a força de Deus, de Nosso Senhor Jesus Cristo, e com o poder do herdeiro Espírito Santo. Ajuda-me neste difícil pedido difícil de ser realizado. Sei que me ajudas, sei que mereço e sei que vou conseguir ultrapassar tudo isso devido à tua poderosa e miraculosa ajuda. São Cosme e Damião, obrigado.

Oração de São Cosme e Damião para amor

“Amados São Cosme e São Damião, em nome do Todo-Poderoso. Eu busco em vós a bênção e o amor. Com a capacidade de renovar e regenerar, Com o poder de aniquilar qualquer efeito negativo de causas decorrentes do passado e presente, imploro pela perfeita reparação do meu corpo e (Diga nome dos seus familiares). Agora e sempre, desejando que a luz dos santos gêmeos esteja em meu coração! Vitalize meu lar, a cada dia, trazendo-me paz, saúde e tranquilidade. Amados São Cosme e São Damião, eu prometo que, alcançando a graça, não os esquecerei jamais! Assim seja, salve São Cosme e São Damião, Amém!”

Deixe um comentário